segunda-feira, 25 de abril de 2016

Qual o Propósito de T&D nas Empresas?

Vamos começar entendendo uma questão que nunca deve ser ignorada.
Cada pessoa possui uma bagagem de informações genéticas e experiências adquiridas ao logo da vida, que contribuem para a formação dos valores pessoais: personalidade, crenças, opiniões, conceitos e princípios, ou seja, seu jeito de ser, pensar e agir.


Sendo assim, no processo de contratação de um novo colaborador é preciso avaliar o quanto ele corresponde aos valores que norteiam as posturas da empresa e que definem sua identidade no mercado e o quanto está disposto a fazer parte de tudo que a empresa representa.

Iniciei abordando este assunto com o objetivo de esclarecer que o propósito da existência de T&D em uma empresa não é solucionar contratações equivocadas, remediando situações que poderiam ter sido evitadas, o que chamamos informalmente de “apagar incêndio”. Quando isso ocorre dificilmente os resultados obtidos irão justificar o investimento, levando gestores a acreditar que T&D representa despesa desnecessária.

O propósito de T&D é ser uma das principais ferramentas estratégicas para obtenção de resultados positivos e de desenvolvimento organizacional, quando bem alinhado aos objetivos da empresa. Também promove a elevação do nível de produtividade, criatividade e envolvimento dos colaboradores, tornando-os cada dia mais valiosos, uma vez que passam a ser portadores do capital intelectual (conhecimento) que proporciona a empresa vantagens competitivas no mercado.

Para Chiavenato, os principais objetivos são:

– Preparar o pessoal para a execução imediata das diversas tarefas peculiares à organização;

– Proporcionar oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas em seus cargos atuais, mas também para outras funções para as quais a pessoa pode ser considerada;

– Mudar a atitude das pessoas, com várias finalidades, entre as quais criar um clima mais satisfatório entre colaboradores, aumentar-lhes a motivação e torna-los mais receptivos às técnicas de supervisão e gerência.

Mas o que é T&D afinal?

T&D (treinamento e desenvolvimento) pode ser interpretado da seguinte forma:

Treinamento: visa fornecer ao colaborador informações e técnicas a fim de prepara-lo adequadamente para exercer de maneira excelente as tarefas específicas do cargo que deve ocupar.

Desenvolvimento: é voltado ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades, conhecimentos e atitudes visando o crescimento do colaborador, possibilitando assim que ele tenha um melhor desempenho e preparo para novas oportunidades.



De acordo com a NBR ISO 10015:2001 – Diretrizes para treinamento, o processo de T&D se divide em quatro estágios:

1) Levantamento das necessidades de treinamento;

2) Projeto e planejamento do treinamento;

3) Execução do treinamento;

4) Avaliação dos resultados do treinamento.

Estes quatro estágios formam um ciclo que deve ser monitorado e aperfeiçoado cada vez que se repete, seus resultados devem sempre gerar ações de melhoria.

No próximo post veremos mais detalhadamente cada um destes estágios.

Até breve!

Fonte: http://ramodenegocios.hospedagemdesites.ws/2016/04/24/qual-o-proposito-de-td-nas-empresas/

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Sucesso, saúde e paz! 
Marcio Melo - Networking Conhecimento e Oportunidades #artigonetceo

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